Doutoranda em Sociologia prepara-se para dinamizar um seminário sobre os «contributos da Economia Solidária», um modelo que pode ter a capacidade para dar resposta «í  questão das desigualdades de rendimento»
Doutoranda em Sociologia prepara-se para dinamizar um seminário sobre os «contributos da Economia Solidária», um modelo que pode ter a capacidade para dar resposta «í  questão das desigualdades de rendimento» a Economia Social tem sido um dos temas investigados por Beatriz da Silva, que agora vai orientar um seminário sobre essa matéria em Coimbra. O colóquio vai realizar-se na próxima segunda-feira, 18 de abril, a partir das 14h00, na Sala 2 do Centro de Estudos Sociais (CES).

a intervenção da doutoranda em Sociologia da Universidade de Coimbra tem como tema O individual e o coletivo na resolução das desigualdades. Os contributos da Economia Solidária.

Os promotores da iniciativa indicam que a Economia Solidária parece desempenhar múltiplos papéis no que respeita à questão das desigualdades de rendimento. Por um lado, ela é vista como uma atividade económica coletiva que permite a milhares de indivíduos em situação de pobreza poderem obter rendimentos através de organizações cooperadas, autogestionárias e coletivas.

Por outro, ela é considerada como uma prática capaz de influenciar o pensamento social sobre as formas de consumo, de distribuição e de reprodução social e, ainda, de se contrapor às correntes neoliberais em que a liberdade individual é o bem maior das sociedades democráticas. O seminário decorre no âmbito dos trabalhos do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES.