Diplomatas estão «muito frustrados» por não serem capazes em manter o ritmo de ajuda humanitária, apesar das melhorias em relação a 2015, alertou um mediador humanitário das Nações Unidas no decorrer das negociações intra-Sírias
Diplomatas estão «muito frustrados» por não serem capazes em manter o ritmo de ajuda humanitária, apesar das melhorias em relação a 2015, alertou um mediador humanitário das Nações Unidas no decorrer das negociações intra-SíriasÀ saída da reunião de ontem do Grupo Internacional de apoio a Síria sobre o acesso humanitário a zonas sitiadas, Jan Egeland, assessor do enviado especial da ONU para a Síria, disse aos jornalistas que a situação melhorou notavelmente a partir de 2015, mas a operação está agora a encontrar dificuldades no terreno.

Comparando com o ano anterior, quando da ONU teve acesso a apenas uma área sitiada em Yarmouk, este ano bens humanitários já atingiram 150 mil pessoas em 11 das 18 áreas sitiadas, disse Jan Egeland.

além disso, os comboios humanitários têm luz verde para se deslocarem para três novos locais: arbaeen, Zamalka e Zabadin. Lançamentos aéreos em Deir Ez Zor são suscetíveis de começarem numa base regular dentro de uma quinzena. Mas, avisou o responsável, nem tudo corre bem. No entanto, não vou esconder que temos medo de deitar a perder esforços atingidos até agora.