Um «valioso conjunto de manuscritos bí­blicos» faz parte da exposição « a Bíblia Medieval», que vai estar patente na Biblioteca Nacional de Portugal
Um «valioso conjunto de manuscritos bí­blicos» faz parte da exposição « a Bíblia Medieval», que vai estar patente na Biblioteca Nacional de Portugal a exposição a Bíblia Medieval é inaugurada esta terça-feira, 16 de fevereiro, às 18h00, na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), em Lisboa. a mostra poderá ser conhecida até 21 de maio na Sala de Exposições (piso 2), e tem entrada livre.
através desta exposição, será divulgado pela primeira vez, um valioso conjunto de manuscritos bíblicos iluminados dos acervos da BNP, da Biblioteca Pública de Évora e da Biblioteca da ajuda, lê-se no texto de apresentação. além disso, vão ser expostos alguns dos mais notáveis códices da Bíblia existentes em Portugal.
a mostra é também uma forma de evidenciar as transformações que se registaram na transição das grandes Bíblias Românicas para as pequenas Bíblias Góticas, sendo uma oportunidade para dar a conhecer as obras e os contextos socioculturais em que emergiram.
a exposição destaca ainda a relevância da produção e circulação da Bíblia, não apenas como livro sagrado mas também como objeto de cultura. Paralelamente, os visitantes vão encontrar exposto um grupo significativo de obras da pintora Ilda David.