agricultores angolanos não conseguem escoar os bens alimentares que produzem devido às más condições das estradas, estando as produtos a «deteriorar-se nos campos»
agricultores angolanos não conseguem escoar os bens alimentares que produzem devido às más condições das estradas, estando as produtos a «deteriorar-se nos campos»Os camponeses do município angolano de ambuila, estão preocupados com a degradação das estradas que ligam as aldeias à sede do município, uma vez que o estado das vias está a dificultar o escoamento dos produtos do campo para a cidade.

Segundo Tomas Henriques, presidente de uma cooperativa da região, existem muitas toneladas de produtos agrícolas no campo para serem escoadas. Contudo, os camponeses enfrentam dificuldades devido à degradação das estradas, falta de meios de transporte, bem como de clientes.

De acordo com o responsável, o nível de produção dos agricultores aumentou significativamente em resultado dos apoios prestados aos camponeses pelo governo provincial, através dos programas de Combate à Fome e à Pobreza e créditos agrícolas. Recentemente, recebemos alguns apoios do governo como instrumentos de trabalho e máquinas de lavoura. Estes meios facilitaram e incentivaram bastante a produção agrícola, mas enfrentamos dificuldades por falta de meios de transporte para escoar os produtos já colhidos e outros estão a deteriorar-se nos campos, lamentou.

Em declarações à agência angola Press, Garcia Panzo, diretor da Repartição Municipal da agricultura de ambuila, deu conta das reivindicações dos agricultores. Queremos que o governo melhore as vias de acesso para facilitar o escoamento dos produtos e incentivar, cada vez mais, os camponeses, visto que o nosso objetivo é ajudar no combate à fome e à pobreza, bem como a diversificação da economia local, disse.