O Dia Mundial da Rádio vai recordar a importância deste meio em circunstâncias críticas
O Dia Mundial da Rádio vai recordar a importância deste meio em circunstâncias críticas a rádio é salvação em momentos de emergência e desastre, destacam os responsáveis da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), numa mensagem para o Dia Mundial da Rádio, que será assinalado no próximo sábado, 13 de fevereiro.
Este ano, a data é comemorada sob o tema a rádio em situações de emergência e desastres, para alertar as pessoas para a importância deste meio de comunicação em situações de conflitos, guerras, cheias, erupções vulcânicas, terramotos, acidentes nucleares ou epidemias, por exemplo.
Mariana Palavra, especialista em comunicação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), recorda como a Rádio ONU ajudou nas operações após o terramoto no Haiti, em 2010. as televisões não existiram durante cerca de um mês. Os jornais, mesmo que existissem, não eram úteis para as pessoas que não sabiam ler. a rádio foi aquela informação imediata para coisas tão úteis como saber o que fazer em caso de réplicas, onde encontrar água e comida, explicou a responsável.
Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, realça que no meio das ruínas e face a emergências, a rádio é geralmente o meio principal para sobrevivência. Desta forma, para a UNESCO, a rádio é um meio acessível, disponível em todas as partes e que oferece a cobertura em tempo real dos acontecimentos. além disso, a rádio tem um papel crucial na prevenção e na atenuação de desastres e custos humanos.