a exclusão das mulheres do setor cientí­fico motivou as Nações Unidas a criar o Dia das Mulheres e Raparigas na Ciência. a ONU defende que a igualdade de género é essencial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
a exclusão das mulheres do setor cientí­fico motivou as Nações Unidas a criar o Dia das Mulheres e Raparigas na Ciência. a ONU defende que a igualdade de género é essencial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento SustentávelO primeiro Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência é celebrado esta quinta-feira, 11 de fevereiro. Irina Bokova, diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), afirmou que a agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável não será alcançada sem a aquisição de mais poder por parte das mulheres na ciência.
a responsável da agência das Nações Unidas disse que mais do que nunca, hoje o mundo precisa da ciência e a ciência precisa das mulheres. Nesse sentido, Bokova pede aos parceiros e governos que redobrem os esforços para dar mais poder a raparigas e mulheres através da ciência.
O último relatório da UNESCO sobre este tema revelou que as mulheres representam apenas 28 por cento dos investigadores no mundo. Segundo esta agência, as mulheres têm menos acesso aos investimentos, às redes de estudo e até mesmo a cargos sénior nas empresas, o que as coloca em profunda desvantagem.