assinala-se hoje o 14º aniversário do massacre de Santa Cruz. O Presidente de Timor-Leste, Xanana Gusmão, apelou aos jovens para que sejam bons cidadãos, reflectindo sobre o contributo que podem dar.
assinala-se hoje o 14º aniversário do massacre de Santa Cruz. O Presidente de Timor-Leste, Xanana Gusmão, apelou aos jovens para que sejam bons cidadãos, reflectindo sobre o contributo que podem dar. Numa mensagem dirigida ao país, o Presidente Xanana Gusmão pediu que o aniversário deixe de ser um dia de lágrimas e tristezas , porque se os timorenses apenas comemorarem o 12 de Novembro de 1991 vestindo de luto, preparando fores e queima de velas, isso não acrescenta mais nada à data .
Evocando o dia em que as forças de ocupação indonésias no cemitério de Santa Cruz carregaram sobre cidadãos timorenses no cemitério de Santa Cruz, Xanana Gusmão defendeu que no futuro a juventude timorense participe nesta data em encontros de reflexão sobre o desenvolvimento do país, recusando aqueles que os querem dividir. O dia 12 de Novembro não pertence a nenhum partido, mas sim a toda a juventude , acrescentou.
Na sua mensagem, Xanana Gusmão propõe que os jovens timorenses honrem o sacrifício dos que desafiaram a ocupação indonésia, das seguintes formas: estudando, trabalhando, participando em actividades comunitárias e assumindo o compromisso de recusar a violência, que ainda nos faz sofrer .
O massacre de 1991, que serviu para chamar decisivamente a atenção do mundo sobre a crise independentista de Timor-Leste, ocorreu quando as tropas indonésias dispararam sobre um grupo de milhares de manifestantes que rumava em direcção ao cemitério de Santa Cruz para relembrar Sebastião Gomes, morto dias antes. número total de vítimas continua a ser desconhecido.
Este ano, oaniversário é pela primeira vez assinaladopor umferiado nacional, na sequência da aprovação em agosto da lei que regulamenta os feriados e datas oficiais. Uma missa na igreja de Motael e uma marcha em direcção ao cemitério de Santa Cruz, repetindo a iniciativa de há 14 anos, são as únicas acções marcadas para hoje na capital timorense.