O prémio internacional «Carlos Magno» pela paz de 2016 foi atribuído ao Papa Francisco, pela sua mensagem de «esperança e encorajamento»
O prémio internacional «Carlos Magno» pela paz de 2016 foi atribuído ao Papa Francisco, pela sua mensagem de «esperança e encorajamento»O Papa Francisco venceu o prémio internacional Carlos Magno pela paz de 2016. a distinção foi anunciada esta quarta-feira, 23 de dezembro, e destaca os esforços do Santo Padre em prol das populações afetadas pela guerra e pelas injustiças sociais e económicas.
O comité enaltece a figura de Francisco como uma voz da consciência para a Europa, com uma mensagem de esperança e encorajamento. O prémio Carlos Magno é considerado um dos mais importantes na Europa, tendo sido entregue ao Papa João Paulo II, em 2004.
O galardão foi estabelecido em 1949, quando a cidade alemã se encontrava em ruínas, após a Segunda Guerra Mundial, e é atribuído a pessoas e instituições que tenham um papel importante no processo de unificação da Europa.