Organização Internacional para as Migrações sugere que as pessoas acendam uma vela em memória dos migrantes que perderam as suas vidas este ano em busca de proteção
Organização Internacional para as Migrações sugere que as pessoas acendam uma vela em memória dos migrantes que perderam as suas vidas este ano em busca de proteção a primeira vigília global associada ao Dia Internacional dos Migrantes realiza-se esta sexta-feira, 18 de dezembro, e convida cada cidadão do mundo a acender uma vela em memória dos migrantes que perderam as suas vidas ao longo deste ano. a iniciativa é promovida pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) e é uma forma de assinalar esta efeméride.
Segundo Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), 2015 será lembrado como o ano do sofrimento humano e das tragédias que envolveram migrantes. Numa mensagem para esta data, o responsável lembra que nos últimos 12 meses mais de 5 mil mulheres, homens e crianças morreram enquanto procuravam proteção e uma vida melhor noutro país.
Ki-moon recorda ainda as milhares de pessoas exploradas e abusadas por traficantes de seres humanos e lamenta que milhões de civis sirvam de bodes expiatórios, tornando-se alvos de políticas xenófobas e discursos alarmistas.
apesar deste panorama, o secretário-geral da ONU vê também 2015 como o ano em que a comunidade global destacou a importância da contribuição para o desenvolvimento sustentável, através da adoção da agenda 2030, que fez com que líderes mundiais se comprometessem em proteger os direitos dos trabalhadores migrantes, combater o crime transnacional e a rede de tráfico humano.
Nesta data, Ki-moon pede a todas as nações para ratificarem a Convenção Internacional para a Proteção dos Direitos dos Trabalhadores Migrantes, um acordo que está assinado apenas por um quarto dos países-membros da ONU. O responsável recorda que os direitos humanos dos migrantes devem ser respeitados sempre e defende a ampliação de canais seguros para a migração regular, a reunificação de famílias e mais oportunidades de recolocação.