Água fresca e produtos feitos nas regiões montanhosas como queijos e especiarias garantem o sustento de milhões de pessoas. Contudo, as alterações climáticas ameaçam estes locais e a ONU apela à identificação de meios que beneficiem estas comunidades
Água fresca e produtos feitos nas regiões montanhosas como queijos e especiarias garantem o sustento de milhões de pessoas. Contudo, as alterações climáticas ameaçam estes locais e a ONU apela à identificação de meios que beneficiem estas comunidadesas montanhas podem ter um papel decisivo no crescimento económico sustentável, destaca a Organização das Nações Unidas (ONU), a propósito do Dia Internacional da Montanha, assinalado esta sexta-feira, 11 de dezembro. a ONU realça que 22 por cento da superfície terrestre é coberta por montanhas, sendo que cerca de 915 milhões de pessoas dependem das montanhas para garantir o seu sustento.
No entanto, recursos fornecidos pelas montanhas, como água fresca, energia e alimentos, estarão cada vez mais escassos nas próximas décadas. Segundo a ONU, uma entre três pessoas que moram em regiões montanhosas em países em desenvolvimento enfrenta isolamento e insegurança alimentar.
além disso, a incidência de pobreza é alta, sendo que as regiões montanhosas são também são extremamente vulneráveis às alterações climáticas, à desflorestação e à degradação dos solos. No Dia da Montanha, a organização refere que o desafio é identificar novas oportunidades que levem benefícios a essas comunidades, sem degradar os ecossistemas.
Este ano, a data é também uma ocasião para dar destaque aos produtos e famílias de agricultores das regiões montanhosas, que produzem café, queijos, ervas e especiarias. a ONU lembra que a agricultura de pequena escala das montanhas tem potencial nos mercados de orgânicos, de comércio justo ou de produtos de alta qualidade.