Com o afluxo sem precedentes de refugiados e migrantes na Europa, os recursos médicos dos países de acolhimento são testados. Reunião de alto nível em Roma elabora estratégia comum em matéria de cuidados de saúde para os recém-chegados
Com o afluxo sem precedentes de refugiados e migrantes na Europa, os recursos médicos dos países de acolhimento são testados. Reunião de alto nível em Roma elabora estratégia comum em matéria de cuidados de saúde para os recém-chegadosVacinação imediata contra o sarampo e a pólio ou lidar com complicações de parto são algumas das medidas pensadas na estratégia comum europeia em matéria de cuidados de saúde para os refugiados e migrantes recém-chegados à Europa.

Os sistemas de saúde na região europeia, incluindo os de países que recebem refugiados e migrantes, estão bem equipados para diagnosticar e tratar as doenças infeciosas e não transmissíveis comuns, disse Zsuzsanna Jakab, diretora regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Europa. Nesta lista inclui-se a Turquia que recebeu quase três milhões de refugiados e migrantes só este ano.

Mas nós, como uma região, devemos procurar garantir que todos os países estejam adequadamente preparados e organizados para suportar as pressões adicionais de apoio a um afluxo maciço de pessoas, enquanto, ao mesmo tempo, protegemos a saúde das suas populações residentes, disse perante ministros e representantes de alto nível da Europa e de outras regiões da OMS.

O objetivo é chegar a acordo sobre uma abordagem comum e uma ação comum uma vez que a migração em grande escala coloca uma pressão enorme e muitas vezes inesperada sobre os sistemas de saúde dos países de acolhimento, testando tanto a sua capacidade como preparação.