antigo primeiro-ministro de Itália, crítico de uma «Europa dos muros», vai ser o orador principal da Conferência Gulbenkian
antigo primeiro-ministro de Itália, crítico de uma «Europa dos muros», vai ser o orador principal da Conferência GulbenkianEnrico Letta, antigo primeiro-ministro de Itália, será o orador principal da Conferência Gulbenkian de 2015, agendada para o próximo dia 30 de novembro. O político é considerado uma das vozes mais ativas na defesa de uma Europa unida e solidária face à atual crise, lê-se num comunicado da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).

a iniciativa é um meio para dar resposta a várias questões ligadas aos problemas que o velho continento atualmente enfrenta: poderemos estar confrontados com uma fratura identitária perdurável que pode pôr em causa o sentido profundo da integração europeia? Que vias e que meios podem permitir aos europeus libertarem-se dos constrangimentos que o diferente posicionamento perante a crise suscitou em termos de divisões entre os Estados?

Crítico de uma Europa dos muros, que considera incompatíveis com os valores europeus, Enrico Letta defende a criação de um modelo político e económico próximo, assente na ideia de uns Estados Unidos da Europa. Recentemente criou uma escola para o ensino da política que tem por objetivo recuperar o que esta atividade tem de mais nobre: paixão pelo bem comum, ética e empenho público, ancorado num espírito de equipa capaz de congregar esforços e vontades.