Um bom projeto de design pode fazer com que as cidades sejam mais «prósperas para todos», aumentando assim a «satisfação» dos seus habitantes, salienta o secretário-geral da ONU
Um bom projeto de design pode fazer com que as cidades sejam mais «prósperas para todos», aumentando assim a «satisfação» dos seus habitantes, salienta o secretário-geral da ONUO Dia Mundial das Cidades é comemorado este sábado, 31 de outubro, com o tema Projetada para Viver Juntos. Numa mensagem para assinalar a data, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), destaca que as cidades são os lugares onde vivemos, compartilhamos, criamos, construímos e sonhamos juntos.
Nesse sentido, o responsável defende que um bom projeto de design pode tornar as cidades mais sustentáveis, inclusivas e prósperas para todos. De acordo com o secretário-geral das Nações Unidas, um design urbano adequado pode até ajudar a atenuar os impactos dos desastres naturais caso as cidades se tornem mais seguras e limpas.
Ki-moon aponta ainda para outro benefício de um bom projeto de design: a satisfação dos habitantes. O secretário-geral da ONU recorda que os desafios da rápida urbanização fazem parte da nova agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Entre os 17 objetivos, um aborda os compromissos dos países em tornar as cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.