Centenas de pessoas morreram e milhares de casas ficaram destruídas no afeganistão e no Paquistão, pelo forte terramoto de magnitude 7,5 na escala de Richter, que atingiu a província afegã de Badakshan
Centenas de pessoas morreram e milhares de casas ficaram destruídas no afeganistão e no Paquistão, pelo forte terramoto de magnitude 7,5 na escala de Richter, que atingiu a província afegã de BadakshanO gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de assuntos Humanitários (OCHa) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) revelaram esta terça-feira de manhã, a partir de dados recolhidos junto das unidades de saúde na área atingida pelo violento sismo, que ficaram 300 pessoas feridas e 21 morreram.

No Paquistão, mais de 1500 pessoas ficaram feridas e 180 mortes foram relatadas, segundo Christian Lindmeier, porta-voz da OMS. Os números de vítimas de ambos os países estão em constante atualização, acrescentou, à medida que chegam informações de zonas mais rurais e áreas de difícil acesso.

a prioridade da OMS, continuou Lindmeier, é ajudar as autoridades de saúde nos dois países a prestar assistência às pessoas necessitadas. a OMS está preocupada com as necessidades de saúde, além de traumas imediatos, incluindo doenças transmitidas pela água, diarreia, disenteria, hepatite a e E, infeções respiratórias agudas, transtorno de stresse pós-traumático, feridas infetadas, malária e dengue.