Numa mensagem para o Dia do Património audiovisual, a diretora-geral da UNESCO destaca que estes materiais constituem a «memória da humanidade», mas que muitos deles são destruídos em situações de conflito
Numa mensagem para o Dia do Património audiovisual, a diretora-geral da UNESCO destaca que estes materiais constituem a «memória da humanidade», mas que muitos deles são destruídos em situações de conflitoO Dia Mundial do Património audiovisual é comemorado esta terça-feira, 27 de outubro, com o tema arquivos em risco: protegendo as identidades do mundo. Numa mensagem para assinalar a data, Irina Bokova, diretora-geral Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), destaca que o património audiovisual deve ser acessível a todos.

Contudo, a responsável recorda que grande parte deste património foi perdido para sempre por negligência, destruição, má sorte ou falta de recursos adequados, prejudicando, assim, a memória da humanidade. Irina Bokova realça que essa vulnerabilidade é especialmente maior em situações de conflito.

Para a diretora-geral da agência das Nações Unidas, o mundo tem entre dez a 15 anos para transferir as gravações audiovisuais para os meios digitais e assim prevenir a sua perda. Na sua mensagem, Bokova pede a todos os Estados-membros, instituições, produtores e consumidores de sons e imagens que unam forças para proteger e compartilhar a riqueza audiovisual comum.

De acordo a diretora-geral da UNESCO, o património audiovisual, tal como filmes, programas de rádio e televisão e gravações de áudio e vídeo reflete a história e oferece um relato único das sociedades e da diversidade das culturas de todo o mundo.