O Prémio Martin Ennals foi atribuído a ahmed Mansoor para distiguir a sua luta pela defesa da liberdade de expressão nos Emiratos írabes Unidos
O Prémio Martin Ennals foi atribuído a ahmed Mansoor para distiguir a sua luta pela defesa da liberdade de expressão nos Emiratos írabes UnidosO defensor de direitos humanos ahmed Mansoor venceu o Prémio Martin Ennals 2015. O galardoado dos Emirados Árabes Unidos (EaU) trabalha na defesa da liberdade de expressão e dos direitos civis e políticos no seu país, tendo realizado uma campanha de apoio a duas pessoas que foram presas por se manifestarem criticamente às autoridades e as quais acabaram por ser libertas e as acusações contra elas retiradas, recorda a amnistia Internacional (aI).

Pouco depois dessas libertações, continua a aI, o primeiro-ministro dos EaU emitiu um decreto que determina que os jornalistas não podem ser detidos no país na prossecução do seu trabalho. ahmed Mansoor faz-se ouvir frequentemente sobre as preocupações quanto às detenções arbitrárias, práticas de tortura, padrões internacionais de julgamento justo, a não independência do sistema judicial, e aponta as leis nacionais que violam a legislação internacional.

a organização de defesa dos direitos humanos lembra ainda que o premiado é repetidamente perseguido no país natal, tem passaporte confiscado há quatro anos e permanece impedido de viajar para fora dos EaU. O júri que atribuiu o galardão é constituído por responsáveis de dez organizações não governamentais, que pedem às autoridades dos EaU que acabem com a proibição de deslocação contra ahmed.

ahmed Mansoor continua a pagar o preço de falar em defesa dos direitos humanos no seu país, e instamos o Governo a anular a proibição de deslocação, refere Micheline Calmy-Rey, presidente da Fundação Martin Ennals. O Prémio Martin Ennals 2015 foi entregue numa cerimónia em Genebra (Suíça) na última terça-feira, 6 de outubro.