Numa mensagem para o Dia das Pessoas Idosas, o secretário-geral da ONU pede aos governos que tornem as cidades inclusivas para pessoas de todas as idades
Numa mensagem para o Dia das Pessoas Idosas, o secretário-geral da ONU pede aos governos que tornem as cidades inclusivas para pessoas de todas as idadesO Dia Internacional das Pessoas Idosas é celebrado esta quinta-feira, 1 de outubro, com o tema Sustentabilidade e inclusão da idade no ambiente urbano. Numa mensagem para assinalar a data, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), explica que o tema deste ano é uma forma de alertar para a importância de tornar as cidades inclusivas para cidadãos de todas as idades.
De acordo com o responsável, tornar as cidades inclusivas para pessoas idosas significa gerar oportunidades para a sua participação económica e social em ambientes seguros e acessíveis. Nesse sentido, Ki-moon pede aos governos que tornem as cidades e estabelecimentos adaptados e sustentáveis para que ninguém seja deixado para trás, independente da idade.
O secretário-geral das Nações Unidas destaca que as pessoas idosas têm um enorme valor na sociedade e fazem contribuições significativas para o desenvolvimento global. O responsável recorda que o número de pessoas com 60 anos de idade ou mais a viver nas cidades deve subir para mais de 900 milhões até 2050, o que vai representar um quarto do total da população urbana em países em desenvolvimento.