Especialista da Organização das Nações Unidas pede a todos os governos que façam dos problemas mentais uma «prioridade»
Especialista da Organização das Nações Unidas pede a todos os governos que façam dos problemas mentais uma «prioridade»O Dia Mundial de Combate ao alzheimer é assinalado esta segunda-feira 21 de setembro. Numa mensagem para assinalar a data, Rosa Kornfeld-Matte, especialista independente das Nações Unidas para os Direitos das Pessoas Idosas, refere que a situação das pessoas com alzheimer não é tratada de forma suficiente a nível mundial.
a responsável destaca que os idosos com alguma forma de doença mental são geralmente expostos a vários tipos de discriminação, abuso e negligência. a especialista realça que há uma necessidade de se mudar o atual paradigma de que os idosos com doença mental não devem ser considerados recebedores passivos de cuidados, mas sim usuários ativos com todas as condições para exercer os seus direitos humanos.
Rosa Kornfeld-Matte considera que os países devem dar mais visibilidade e chamar a atenção para os problemas mentais e os direitos das pessoas que sofrem dessas doenças. a especialista independente da Organização das Nações Unidas pede a todos os governos que façam dos problemas mentais uma prioridade e que os idosos com alzheimer possam viver uma vida digna e segura.