O diretor executivo da UNICEF, anthony Lake, dirigiu esta quinta-feira um poderoso apelo a ações para proteger crianças migrantes e refugiadas. «Não é suficiente que o mundo fique chocado por estas imagens. O choque deve ser acompanhado de ação»
O diretor executivo da UNICEF, anthony Lake, dirigiu esta quinta-feira um poderoso apelo a ações para proteger crianças migrantes e refugiadas. «Não é suficiente que o mundo fique chocado por estas imagens. O choque deve ser acompanhado de ação»anthony Lake defendeu que todas as decisões relativas às crianças e à crise de refugiados na Europa devem ser pautadas pelos melhores interesses das crianças envolvidas. Para o diretor executivo da UNICEF, é necessário tomar medidas que garantam que as crianças recebem cuidados adequados de saúde, alimentação, apoio emocional, educação, abrigo e proteção. Não é suficiente que o mundo fique chocado por estas imagens. O choque deve ser acompanhado de ação, sintetizou.

Este apelo surge depois da imagem de partir o coração do menino refugiado afogado, numa praia na Turquia, que se espalhou pelas redes sociais de todo o mundo, juntamente com as imagens igualmente dolorosas de crianças deitadas sufocadas nos atrelados de camiões.

a UNICEF estima que pelo menos um quarto das centenas de milhares de pessoas que procuram refúgio na Europa são crianças, muitas das quais fugiram do conflito na Síria. Cerca de 2500 pessoas morreram ou desapareceram este ano ao tentar a travessia por mar para a Europa.