Na audiência geral desta manhã, 26 de agosto, o Papa apelou à união dos cristãos para enfrentar a «crise ecológica» mundial e instituiu o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, que se celebrará pela primeira vez no próximo dia 1 de setembro
Na audiência geral desta manhã, 26 de agosto, o Papa apelou à união dos cristãos para enfrentar a «crise ecológica» mundial e instituiu o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, que se celebrará pela primeira vez no próximo dia 1 de setembro a celebração anual de um Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação será feito em união com a Igreja ortodoxa e vai oferecer aos fiéis e às comunidades a oportunidade de renovarem a adesão pessoal à vocação de protetores da criação.
Francisco anunciou que esta primeira celebração consistirá numa Liturgia da Palavra a realizar na Basílica de São Pedro pelas 17h00 (menos uma hora em Lisboa), e convidou para esse efeito os fiéis da diocese de Roma a unirem-se aos responsáveis e profissionais da Cúria Romana nesse momento de oração.
Na primeira parte da audiência, a centésima do seu pontificado, o Papa desenvolveu mais uma catequese sobre a família, que será o tema do próximo Sínodo, em outubro. Durante este mês de agosto, já falou sobre a dimensão da festa e do trabalho na vida familiar. Hoje referiu-se ao tema da oração.
Ouvimos continuamente dizer, sublinhou Francisco, que muitos cristãos lamentam, com sinceridade, que o tempo é pouco; nunca chega para nada… deveria rezar mais, gostaria, mas não tenho tempo. E acrescentou que quem tem uma família aprende a resolver uma equação que nem os grandes matemáticos conseguem: dentro das 24 horas do dia, fazem entrar o dobro de serviço. Há pais e mães que merecem o Prémio Nobel por isso! O segredo está no carinho que têm pelos seus queridos.
O Papa questionou depois os fiéis sobre a qualidade de amor que sentem pelo Senhor: Conseguimos pensar em Deus como uma carícia que nos dá e mantém em vida, uma carícia da qual nem a morte nos pode separar? Ou pensamos nele apenas como um grande Ser todo-poderoso, um Juiz que tudo vê e controla as nossas atitudes?
O Evangelho, lido e meditado na família – sublinhou ainda – é como um pão bom que nutre o coração de todos de manhã até a noite. E sugeriu que se reze juntos, à mesa, com simplicidade. É uma coisa que levo no coração e que vi nas cidades: muitas crianças ainda não aprenderam a fazer o sinal da cruz. Mães, pais, ensinem as vossas crianças a rezar e a fazer o sinal da Cruz; é um dever muito bonito dos pais!