Nações Unidas congratularam-se com a decisão dos partidos rivais em convocarem uma «mini-cimeira», onde o Governo, «no interesse da paz», é esperado para assinar um acordo já aprovado pelo ex-vice-presidente Riek Machar
Nações Unidas congratularam-se com a decisão dos partidos rivais em convocarem uma «mini-cimeira», onde o Governo, «no interesse da paz», é esperado para assinar um acordo já aprovado pelo ex-vice-presidente Riek Machar a responsável da Missão da ONU no Sudão do Sul (UNMISS) disse esta terça-feira que a situação de segurança no terreno continua volátil e tensa. Reitero o meu apelo aos líderes do Sudão do Sul para colocarem os interesses do seu povo acima das suas ambições pessoais e implementarem o acordo de paz de boa-fé, disse Ellen Margrethe Løj, a chefe da UNMISS.

Ellen Margrethe Løj alertou para o facto dos combates na região do Grande alto Nilo permanecerem numa escalada intensa, para além das hostilidades no estado de Unity terem consequências cada vez mais graves para a população civil.

Grandes ofensivas realizadas pelo Exército de Libertação do Povo do Sudão (SPLa) e as suas milícias aliadas em áreas mantidas pela oposição levaram a uma maior deterioração da segurança que resultou em inúmeros relatos de graves violações dos direitos humanos. Mais recentemente, a 19 de agosto, ocorreram combates entre o SPL a e as forças de oposição em torno da cidade de Leer, com os dois lados a trocarem acusações de quem iniciou o ataque.