Juventude africana foi convidada a combater novas formas de escravidão e colonização no continente e a evitar as armadilhas daqueles que propõem sair dos seus países em busca de empregos inexistentes na Europa, à procura de riqueza fácil
Juventude africana foi convidada a combater novas formas de escravidão e colonização no continente e a evitar as armadilhas daqueles que propõem sair dos seus países em busca de empregos inexistentes na Europa, à procura de riqueza fácilO apelo foi dirigido pelo presidente da Conferência Episcopal da República Democrática do Congo, Nicola Djomo, na cerimónia de abertura do Encontro Pan-africano da Juventude, que hoje, 25 de agosto, termina em Kinshasa e que foi organizado pelo Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar (SECaM), em colaboração com a Conferência Episcopal do Congo (CENCO).

Tomai cuidado com os enganos das novas formas de destruição da cultura da vida, e dos valores morais e espirituais, disse o prelado aos 120 jovens provenientes de toda a África. Usai os vossos talentos e outros recursos para renovar e transformar o nosso continente e para a promoção de uma justiça, paz e reconciliação duradouras em africa.

Vós sois um tesouro para a África, a Igreja confia em vós, o vosso continente precisa de vós, acrescentou Nicola Djomo na sua intervenção, exortando os jovens a estudarem a doutrina social da Igreja para melhor a servirem nos seus países.

Numa mensagem apresentada em nome do Secretário-Geral do SECaM, o padre Komakoma, diretor das Comunicações do SECaM, salientou que o encontro tinha como objetivos: envolver a juventude africana na promoção da justiça, paz, boa governação e reconciliação a nível nacional, regional e continental, fazendo-os participar na celebração do ano africano da Reconciliação e avaliar a possibilidade de acolher, num futuro próximo, uma Jornada Mundial da Juventude em África.

O diretor das Comunicações ressaltou que os bispos africanos querem dar uma atenção prioritária aos jovens, que formam cerca de 70 por cento da população africana. Os jovens são o sector mais importante da população africana sobre quem a Igreja deve contar, como prioridade, no âmbito dos esforços de evangelização da Igreja, tais como a promoção da justiça, da paz, da reconciliação e do desenvolvimento socioeconómico do nosso continente, acrescentou.

a 11 e 12 de novembro deste ano, realizar-se-á uma cimeira, em La Valette, Malta, entre dirigentes da União Europeia e dos países africanos com o objetivo de reforçar a cooperação entre a UE e a África no ataque às causas da migração ilegal e na luta contra o tráfico de migrantes e de seres humanos.