«O bonito é perceber que há pessoas tão diferentes que se dão tão bem e que vivem na mais perfeita harmonia», realça o português Henrique Oliveira
«O bonito é perceber que há pessoas tão diferentes que se dão tão bem e que vivem na mais perfeita harmonia», realça o português Henrique OliveiraCerca de cinco mil jovens provenientes de diversos países, onde se incluem cerca de 500 portugueses, estão em Taizé (França) para viver uma experiência de oração, trabalho e formação num clima de serenidade, paz, desprendimento e muita alegria.
O mês de agosto em Taizé está a ser marcado por diversas comemorações: dez anos da morte do irmão Roger, fundador da comunidade; 75 anos da fundação da comunidade; e 100 anos de nascimento do irmão Roger. No último domingo, 16, decorreu uma celebração ecuménica com representantes de diversas igrejas cristãs para rezar pela reconciliação e a paz no mundo, justamente no dia da sua morte. Entre os representantes, estava Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa.

Segundo Henrique Oliveira, do Porto, a experiência em Taizé ultrapassou todas as suas expectativas. O jovem tinha ideia que a vida na comunidade era predominada pelas orações e nada mais, e atualmente está muito feliz pela diversidade de povos e línguas que encontrou. Há realmente três orações por dia que nos confortam a alma. O bonito é perceber que há pessoas tão diferentes que se dão tão bem e que vivem na mais perfeita harmonia. a minha finalidade é fazer amizades, relacionar-me com todos e encontrar o verdadeiro sentido para minha vida, disse.

Para João Mendes, de Lisboa, esta é sua segunda vez em Taizé. Estou a ficar maravilhado com isto tudo. Estou a viver a experiência na sua plenitude. Só se consegue sentir o que se vive em Taizé visitando e vivenciando este encontro profundo com Deus, com pessoas de outras línguas e com culturas diferentes, o que nos enriquece bastante e nos ajuda a vermos o mundo de outra maneira e também a levarmos o espírito de Taizé para os nossos países e localidades.

O irmão David da Comunidade de Taizé, de nacionalidade portuguesa, refere que o estilo de vida da comunidade é a unidade na diversidade. além disso, a comunidade tem um ambiente para que todos possam encontrar harmonia e paz e depois irradiar essa paz aos outros, realça o religioso. Taizé é uma comunidade ecuménica, que tem o objetivo de unir todos os povos e culturas em torno de Cristo e o seu Evangelho.