Diretora do Programa Mundial de alimentos alerta para o facto da falta de acesso aos que precisam de receber comida causar a fome a milhões de pessoas
Diretora do Programa Mundial de alimentos alerta para o facto da falta de acesso aos que precisam de receber comida causar a fome a milhões de pessoas a falta de acesso aos iemenitas que precisam de receber bens alimentares pode provocar a fome a milhões de pessoas, alertou Ertharin Cousin, diretora do Programa Mundial de alimentos (PMa), depois de visitar os civis afetados pela violência no país. Outro problema é a falta de financiamento para ajudar 13 milhões de iemenitas que não têm comida suficiente. Deste total, seis milhões precisam urgentemente de assistência para conseguir comer, disse a responsável.
além da falta de alimentos, os civis no Iémen não conseguem obter água potável e o acesso aos combustíveis é menor, criando o cenário perfeito para uma tempestade, descreveu a diretora do PMa, citada pela Rádio ONU. Impactos no setor comercial de alimentação criaram fortes reduções nas importações, aumentando a inflação para vários produtos.
Sem uma ação rápida, a responsável acredita que os danos do conflito para as crianças serão irreversíveis, já que 1,2 milhão de menores estão desnutridos e 500 mil crianças enfrentam desnutrição severa. Desde o início do conflito no Iémen, há quase cinco meses, o PM a conseguiu fornecer comida para 3,5 milhões.