No Dia da ação Humanitária, Ki-moon refere que milhões de pessoas «precisam» da garantia de que será feito o que for possível para lhes proporcionar uma vida melhor
No Dia da ação Humanitária, Ki-moon refere que milhões de pessoas «precisam» da garantia de que será feito o que for possível para lhes proporcionar uma vida melhorO Dia Mundial da ação Humanitária é comemorado esta quarta-feira, 19 de agosto. Numa mensagem para assinalar a data, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), alerta para o facto de este ano mais de 100 milhões de pessoas necessitarem de assistência humanitária urgente.
O responsável destaca que o número de cidadãos que estão a ser afetados por conflitos chegou a níveis que não eram verificados desde a Segunda Guerra Mundial. Ki-moon sublinha que estas pessoas precisam e merecem o compromisso renovado de todos de que será feito o que for possível para lhes fornecer os meios para uma vida melhor.
Nesta data, o secretário-geral das Nações Unidas recorda as famílias e comunidades que lutam para sobreviver aos conflitos e desastres naturais com resiliência e dignidade. Para o responsável, este é também um dia para homenagear a dedicação altruísta e o sacrifício de trabalhadores e voluntários em todo o mundo que se dedicam, muitas vezes correndo riscos, a ajudar as pessoas mais vulneráveis.