a UNESCO vai galardoar organizações de países como Moçambique, Sri Lanka, Madagáscar e Chile, devido aos esforços destas para alfabetizar a população
a UNESCO vai galardoar organizações de países como Moçambique, Sri Lanka, Madagáscar e Chile, devido aos esforços destas para alfabetizar a população a associação Progresso, de Moçambique, ganhou o Prémio UNESCO de alfabetização Rei Sejong.com este reconhecimento, a organização não governamental vai receber um prémio pecuniário, um diploma e uma medalha. Na mesma categoria dos Prémios Internacionais de alfabetização, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura distinguiu o Instituto Nacional de Educação do Sri Lanka.
Em relação à distinção da entidade moçambicana, a UNESCO destaca a eficácia na alfabetização em idiomas locais, que é considerada uma via para a igualdade de género do programa em línguas moçambicanas. O anúncio da atribuição do prémio foi divulgado quarta-feira, 22 de julho, e realça os bons resultados alcançados com base nos padrões e em pesquisas internacionais, na formação de facilitadores e no envolvimento comunitário para conceber, acompanhar e melhorar a sua prestação.
O Prémio UNESCO de alfabetização Confúcio será atribuído à Plataforma de associações do asama e Pós-asama de Madagáscar. O Colégio para adultos de Valparaíso do Chile também foi premiado nesta categoria, ao lado da associação Svatobor da Eslováquia. Estes prémios serão entregues em Paris (França), nas celebrações do Dia Internacional da alfabetização, a 8 de setembro, que vão decorrer sob o tema alfabetização e Sociedades Sustentáveis.