Com o objetivo de minimizar os riscos resultantes das rápidas mudanças no ambiente, a ONU apoia um plano de ação global para o estudo do clima em regiões polares
Com o objetivo de minimizar os riscos resultantes das rápidas mudanças no ambiente, a ONU apoia um plano de ação global para o estudo do clima em regiões polaresPara melhorar as previsões do tempo, do clima e das condições de gelo nas regiões polares, a Organização Mundial de Meteorologia (OMM) vai implementar um plano de ação internacional. O objetivo é minimizar os riscos e maximizar as oportunidades associadas às rápidas mudanças nos ambientes Ártico e antártico.

Num comunicado divulgado no final da última semana, David Grimes, presidente da agência das Nações Unidas, afirma que os avanços na previsão polar vão levar a melhorias na previsão do tempo e do clima e, em última instância, melhores serviços para aqueles que vivem e trabalham nas latitudes mais elevadas e mais baixas.

O Ártico está a aquecer quase o dobro da taxa média global, causando diminuições nas coberturas de gelo e neve e o derretimento dos glaciares. Os impactos desta situação não estão confinados à região, mas também a outras áreas do globo, provocando o aumento do nível do mar e a mudança dos padrões climáticos.