Para ajudar a combater um surto de cólera no Sudão do Sul, os Médicos Sem Fronteiras abriram um espaço para tratar os doentes
Para ajudar a combater um surto de cólera no Sudão do Sul, os Médicos Sem Fronteiras abriram um espaço para tratar os doentes a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) inaugurou um Centro de Tratamento de Cólera (CTC) em Juba, no Sudão do Sul, em colaboração com as autoridades nacionais de saúde, para dar resposta a um surto declarado pelo Ministério da Saúde a 23 de junho.
Com 800 metros quadrados, o novo espaço situa-se no bairro de Muniki, e foi projetado para ter até 150 camas, caso seja necessário. até 7 de julho, autoridades locais e a Organização Mundial da Saúde (OMS) registaram 710 casos e 33 mortes na capital sul-sudanesa devido à doença.
Os moradores com suspeita de cólera podem receber tratamento médico gratuito e altamente qualificado nesta instalação, disse Paul Critchley, coordenador-geral dos MSF no Sudão do Sul, citado pelos serviços de comunicação da organização. Os sintomas da cólera são diarreia e vómitos intensos, explicou Stephanie Mayronne, coordenadora médica de emergência dos MSF. a cólera é uma bactéria transmitida pela água que causa diarreia profunda, vómitos e rápida desidratação.