No dia em que o país mais novo do mundo completa quatro anos de independência, responsáveis das Nações Unidas alertam para as ameaças enfrentadas pela população
No dia em que o país mais novo do mundo completa quatro anos de independência, responsáveis das Nações Unidas alertam para as ameaças enfrentadas pela populaçãoO Sudão do Sul completa quatro anos de independência esta quinta-feira, 9 de julho. No entanto, Hervé Ladsous, subsecretário-geral das Nações Unidas para Operações de Paz, afirma ser motivo de tristeza imensa saber que o país passa por um conflito desde 2013.
O responsável alerta para o facto do país africano viver uma tragédia, com imenso sofrimento, dezenas de milhares de vítimas, refugiados e deslocados internos, no que pode ser considerada uma enorme crise humanitária. ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, Hervé Ladsous realçou que uma solução política e um cessar-fogo são necessários porque a guerra precisa de acabar.
Por sua vez, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), recorda que os sul-sudaneses sofrem altos níveis de violência e de abuso sexual, com 150 mil abrigados nas bases da Missão da ONU no país. além disso, 4,6 milhões sofrem com a insegurança alimentar severa. Ki-moon faz um apelo aos líderes, em especial ao presidente Salva Kiir e ao ex-vice, Riek Machar, para que provem sua liderança, invistam numa solução política e concluam o acordo de paz.