aterrei com o meu amigo Serra Marques em Dar-Es-Salam às 21h00, no último dia do mês de Junho. Uma temperatura muito semelhante à que deixei em Lisboa, antes de embarcar. Mas aqui muito mais húmida e abafada, apesar de estar sobre o índico
Foi o reencontro com a tradicional simpatia e hospitalidade do povo africano. ainda no aeroporto, enquanto me inspeccionava o passaporte e me concedia o visto de entrada, o agente da autoridade presenteou-me com um largo sorriso. Quando lhe agradeci a gentileza com um obrigado em inglês, retorquiu com o português Muito obrigado e desejou-me boa permanência.
a capital económica da Tanzânia, Dar-Es-Salam, apareceu-me uma cidade limpa, ordenada, agora com prédios mais elevados a rasgar o escuro da noite, do que em finais do século passado, quando aqui estive a última vez. O padre Cipriano e a Nádia que nos esperavam depressa nos conduziram até casa, para uma noite restauradora e revigorante. É que hoje já vamos visitar algumas missões para encontrar velhos amigos. alguns deles já os leitores os conhecem. Querem saber quem são? Tentem adivinhar! Não lembram os nomes? Então tenham paciência. Nestes dias vou visitá-los e apresentá-los no meio do seu trabalho missionário. Tenham um pouco de paciência! até mais logo.