Milhares de crianças e adolescentes hondurenhos que se encontravam presos no México foram deportados para o seu país de origem
Milhares de crianças e adolescentes hondurenhos que se encontravam presos no México foram deportados para o seu país de origemNos cinco primeiros meses deste ano, mais de três mil menores hondurenhos que estavam presos no México por tentarem entrar ilegalmente nos Estados Unidos da américa (EUa) foram deportados para as Honduras, denúncia a Igreja Católica de Tegucigalpa.
Segundo a irmã Lídia Mara Silva de Souza, coordenadora nacional para a Pastoral da Mobilidade Humana das Honduras, dezenas de menores continuam a emigrar desacompanhados para os EU a para fugiram da violência no seu país de origem ou para se reencontrarem com os seus pais. a missionária brasileira indica que a segurança urbana, ameaças e represálias são algumas das causas do deslocamento interno e externo de hondurenhos.
a onda de violência nas Honduras causa uma média de 14 mortos por dia, o que faz do país um dos mais violentos do mundo, de acordo com as autoridades locais. Só este ano, os EU a já deportaram mais de 23 mil hondurenhos, que chegam ao país em condições físicas e psicológicas precárias, sendo acolhidos pela Pastoral da Mobilidade, conforme explicou a irmã Valdete Wilmans, em declarações à Rádio Vaticano.