Cerca de cinco milhões de crianças vivem em condições idênticas à escravidão, revela novo relatório sobre trabalho infantil da OIT
Cerca de cinco milhões de crianças vivem em condições idênticas à escravidão, revela novo relatório sobre trabalho infantil da OITO Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil é comemorado esta sexta-feira, 12 de junho. Para celebrar a efeméride, estão agendados centenas de eventos em 55 países. Este ano, a data é assinalada sob o tema Não ao trabalho infantil, sim à educação de qualidade.

Dados do novo Relatório Mundial sobre Trabalho Infantil 2015 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) preparado para este dia, mostram que 168 milhões de crianças realizam trabalho infantil. Dessas, 120 milhões têm idades compreendidas entre os cinco e os 14 anos, e cerca de cinco milhões vivem em condições semelhantes à escravidão.

De acordo com agência das Nações Unidas, cerca de 75 milhões de jovens, entre os 15 e os 24 anos estão desempregados. além disso, entre 20 por cento e 30 por cento das crianças em países de baixos rendimentos abandonam a escola e entram no mercado de trabalho até os 15 anos.

No novo documento, os seus autores mostram que jovens que tenham sido sobrecarregados pelo trabalho quando eram crianças são mais dispostos a aceitar empregos familiares não remunerados e a estar em empregos com baixos salários.
Para Guy Ryder, diretor-geral da OIT, o relatório aponta a necessidade de uma abordagem política coerente que enfrente o trabalho infantil e ao mesmo tempo a falta de empregos adequados para os jovens. O responsável, citado pela Rádio ONU, destacou ainda que manter as crianças na escola a receber uma boa educação até, pelo menos, à idade mínima para conseguirem um emprego pode determinar como será a sua vida no futuro.