Um terço da população do Sudão do Sul não tem comida suficiente, alertam as Nações Unidas. O número de pessoas a enfrentar insegurança alimentar grave no país quase duplicou desde o início deste ano
Um terço da população do Sudão do Sul não tem comida suficiente, alertam as Nações Unidas. O número de pessoas a enfrentar insegurança alimentar grave no país quase duplicou desde o início deste anoCerca de 1,5 milhão de cidadãos do Sudão do Sul vivem como deslocados internos. Outros 3,8 milhões, um terço da população de 11 milhões, não têm comida suficiente, revela a Organização das Nações Unidas (ONU). Desde o início deste ano, cerca de 60 mil civis abandonaram o país, a maioria para os vizinhos Sudão, Etiópia e Uganda.
Com esta circulação, o número total de pessoas que fugiram desde o início do conflito elevou para 555 mil. as agências das Nações Unidas e parceiros humanitários indicam que a quantidade de indivíduos a enfrentar insegurança alimentar grave no Sudão do Sul quase duplicou desde o início de 2015, passando de 2,5 milhões para os atuais4,6 milhões.
Parceiros humanitários pretendem levar assistência alimentar a 1,6 milhão de pessoas, em todas as áreas afetadas. O objetivo é chegar a cerca de 240 mil cidadãos deslocados. Os parceiros também desejam apoiar 3,5 milhões de pessoas com apoio de subsistência ao longo do ano, informa a Rádio ONU. O contínuo conflito no Sudão do Sul iniciou em dezembro de 2013 e tem sido marcado por violência brutal contra civis. Cerca de 119 mil pessoas estão refugiadas em instalaçõesda ONU no país.