O Empire State Building, em Nova Iorque, terá uma iluminação especial para assinalar o Dia Mundial dos Oceanos. a data é uma oportunidade para convidar os cidadãos a «proteger e restaurar os oceanos e os seus recursos»
O Empire State Building, em Nova Iorque, terá uma iluminação especial para assinalar o Dia Mundial dos Oceanos. a data é uma oportunidade para convidar os cidadãos a «proteger e restaurar os oceanos e os seus recursos»O Dia Mundial dos Oceanos é assinalado esta segunda-feira, 8 de junho. Numa mensagem para assinalar a data, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), refere que esta é uma ocasião para fortalecer a determinação das pessoas em apreciar, proteger e restaurar os oceanos e os seus recursos.
De acordo com o responsável, este ano, os governos estão a procurar adotar acordos relacionadas com as alterações climáticas e a erradicação da pobreza. Para Ki-moon, o sucesso dessas iniciativas exige que todos olhem para o papel essencial dos oceanos do mundo.
Para comemorar esta efeméride, serão anunciados os vencedores da competição anual de fotografias sobre a data. O Empire State Building, em Nova Iorque (Estados Unidos da américa), será iluminado de branco, azul e roxo, representando as diferentes profundidades dos oceanos, informa a Rádio das Nações Unidas.
Ki-moon recorda que os oceanos regulam o clima e processam nutrientes através de ciclos naturais, enquanto fornecem ampla gama de serviços, incluindo recursos, alimentos e empregos. Recordando os desafios colocados pelas alterações climáticas, o responsável das Nações Unidas destaca que a ciência é clara: os humanos causaram mudanças no sistema climático que estão ligadas ao aquecimento dos oceanos.