Um programa da OIT na Zâmbia deverá criar milhares de empregos ecológicos até 2017. O projeto contempla formação em construção sustentável e vai promover a saúde e segurança no trabalho
Um programa da OIT na Zâmbia deverá criar milhares de empregos ecológicos até 2017. O projeto contempla formação em construção sustentável e vai promover a saúde e segurança no trabalho Cinco mil empregos ecológicos deverão ser criados na Zâmbia até 2017, no âmbito de um projeto desenvolvido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em parceria com o governo daquele país africano. a ação apoia pequenas e médias empresas do setor de construção civil e conta com a ajuda do governo finlandês.
a iniciativa inclui formação em construção sustentável, onde os formandos aprendem a usar materiais sustentáveis fabricados localmente. Há ainda uma componente de promoção de saúde e segurança no trabalho e outra com foco na proteção social aos trabalhadores vulneráveis no setor. Segundo Tapera Muzira, representante do programa, além de melhorar a qualidade de dois mil postos de trabalho já existentes, o projeto deverá facilitar a criação de cinco mil empregos nos próximos dois anos.
Tapera Muzira explicou que o programa serve como exemplo do que pode ser feito em países desenvolvidos para investir em desenvolvimento sustentável e progredir com a saúde e segurança ocupacionais e o aumento da proteção social. De acordo com o responsável, citado pela Rádio ONU, o objetivo do projeto é mostrar que a combinação de mais oportunidades de trabalhos decentes com práticas que respeitem o meio ambiente é possível, e a um custo viável.