Um programa socioeducativo financiado pela Lugar-Tenência de Portugal da Ordem Equestre do Santo Sepulcro está a levar educação e apoio psicológico a crianças iraquianas refugiadas na Jordânia
Um programa socioeducativo financiado pela Lugar-Tenência de Portugal da Ordem Equestre do Santo Sepulcro está a levar educação e apoio psicológico a crianças iraquianas refugiadas na JordâniaPara atenuar os efeitos do afastamento das crianças da escola devido ao avanço dos jihadistas do autoproclamado Estado Islâmico, o Centro Nossa Senhora da Paz de amã, na Jordânia, em colaboração com a Cáritas do mesmo país, estão a levar cabo cursos de inglês, informática e educação física.

Estas atividades são destinadas às crianças cristãs iraquianas que, depois de fugirem de Mossul e da Planície de Nínive, se encontram refugiadas na Jordânia. O programa socioeducativo é suportado pela Lugar-Tenência Portuguesa da Ordem Equestre do Santo Sepulcro e é uma das iniciativas assistenciais desenvolvidas pela Igreja local em prol dos refugiados iraquianos.

De acordo com fontes oficiais do Patriarcado latino, o projeto está a registar resultados positivos também do ponto de vista psicológico, ajudando muitos meninos e meninas a reconquistarem a confiança no seu futuro.

Os cristãos iraquianos que encontraram refúgio na Jordânia são cerca de oito mil, disse Maroun Lahham, vigário patriarcal para a Jordânia do Patriarcado latino de Jerusalém, em declarações à agência Fides. Segundo o arcebispo, muitos chegaram ao país sem nada e precisam, diariamente, de água, alimento, remédios e vestuário.

Grande parte deles pensa que em breve poderá emigrar para outros países da Europa ou da américa, disse o prelado, adiantando que muitos dos refugiados, estando sem um trabalho, correm o risco de viver anos de vazio existencial.