a obra «No Giving Up» reúne as histórias de vida de várias mulheres oriundas da Somália, que são requerentes de asilo em Itália
a obra «No Giving Up» reúne as histórias de vida de várias mulheres oriundas da Somália, que são requerentes de asilo em ItáliaO Serviço Jesuíta aos Refugiados (SJR) de Malta lançou uma publicação com o nome No Giving Up (Não Desistir), que aborda as viagens inacabadas de seis mulheres somalis requerentes de asilo em Itália. Nesta obra, as mulheres dão voz aos seus receios, mas também aos seus sonhos.
De acordo com a organização, neste livro, as mulheres falam das razões pelas quais abandonaram o seu país de origem e dos desafios que enfrentaram durante a viagem, que ainda não terminou. além disso, as autoras apelam fortemente à solidariedade de todos, enquanto continuam a sua busca por proteção e por uma vida livre e digna.
O livro é o resultado das sessões de grupo realizadas pelo SJR Malta com as mulheres somalis ao longo da sua detenção e imediatamente depois da sua libertação, entre abril e outubro do último ano. O processo foi facilitado pelo SJR, mas as mensagens são exclusivamente da responsabilidade destas mulheres.
No meu país, os meus direitos foram violados. Não podia ir à escola. Não podia escolher com quem casar. a minha vida não era ditada por mim, mas sim por outra pessoa. No deserto, foi a mesma coisa, e aqui encontro-me na mesma situação, detida, sem qualquer controlo sob a minha vida, às ordens e à mercê de alguém que não eu. Se merecer respeito, primeiro tenho de ser livre, livre destas grades que me rodeiam, livre de ser controlada por alguém, livre para viver a minha vida, lê-se na publicação.