a cooperação global que permitiu reverter a deterioração da camada de ozono é um dos vários sucessos ambientais que constam do relatório anual do PNUMa
a cooperação global que permitiu reverter a deterioração da camada de ozono é um dos vários sucessos ambientais que constam do relatório anual do PNUMaO relatório anual de 2014 do Programa das Nações Unidas para o Meio ambiente (PNUMa) dá conta de sucessos ambientais globais como a recuperação da camada de ozono e avanços significativos em investimentos em energias renováveis. Segundo o PNUMa, a maior história de sucesso do ano ocorreu em setembro, quando um relatório da agência e da Organização Mundial de Meteorologia (OMM) confirmou que a camada de ozono está a ser recuperada, devido a medidas de Estados-membros.
O documento também destaca avanços na área de energia renovável, uma vez que em países em desenvolvimento os investimentos em energia limpa cresceram. De acordo com a Rádio ONU, o relatório evidencia ainda a realização da primeira assembleia das Nações Unidas para o Meio ambiente (UNEa, na sigla em inglês), que permitiu impulsionar a ação internacional em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ao consumo e à produção, ao crescente problema do tráfico ilegal de vida selvagem e à poluição do ar.
Entre outros casos de sucesso estão o crescente compromisso mostrado por mercados financeiros para incorporar riscos ambientais em investimentos e a Parceira para Veículos e Combustíveis Limpos. Há também casos de modificações em práticas locais de negócios, provando que o setor privado está a ver vantagem, e lucro, em atuar de forma sustentável. atualmente, o PNUM a trabalha com 58 países com o objetivo de incluir o capital natural nos seus planos de desenvolvimento.