Concurso das Nações Unidas convida jovens a criar vídeos originais e criativos sobre os migrantes, a diversidade e a inclusão social. Iniciativa conta com o apoio da Igreja Católica
Concurso das Nações Unidas convida jovens a criar vídeos originais e criativos sobre os migrantes, a diversidade e a inclusão social. Iniciativa conta com o apoio da Igreja CatólicaPlural + é o nome de um concurso desenvolvido para motivar a reflexão de questões como a integração dos migrantes, identidade, direitos humanos e coesão social, tanto a nível local como global. a iniciativa é destinada a jovens até aos 25 anos de idade e os interessados devem criar vídeos originais e criativos sobre os migrantes, a diversidade e a inclusão social.
O concurso é promovido pela aliança das Civilizações das Nações Unidas e a Organização Mundial para as Migrações, mas a associação Católica Mundial para a Comunicação (SIGNIS) já se associou. Os vídeos, com limite máximo de cinco minutos, podem ser de qualquer estilo e género, informam os promotores da iniciativa. O prazo para receção dos trabalhos finaliza a 15 de junho.
O júri internacional irá selecionar três vídeos, um para cada grupo etário (9-12, 13-17, 18-25), atribuindo-lhes um prémio de mil dólares (cerca de 890 euros), e também um convite (viagem e alojamento pagos) para participar na cerimónia de entrega das distinções, agendada para 3 de dezembro, em Nova Iorque (Estados Unidos da américa).
Estão ainda previstos prémios entregues por organizações associadas ao concurso, como equipamento de vídeo, viagens, dinheiro e oportunidades profissionais. a SIGNIS escolherá um vídeo e, além de lhe atribuir uma medalha, vai inclui-lo na Semana de Cinema Espiritual de Barcelona.