Dormitórios nas escolas mexicanas impedem que crianças indígenas tenham de caminhar durante cinco horas para ter aulas
Dormitórios nas escolas mexicanas impedem que crianças indígenas tenham de caminhar durante cinco horas para ter aulasO governo mexicano construiu dormitórios nas escolas a pensar nas centenas de alunos da etnia tarahumara (população que reside no atual território dos Chihuahua). agora, estes estudantes podem dormir de segunda à sexta-feira nos estabelecimentos. a medida é uma mais valia para estes alunos, uma vez que as comunidades dos índios tarahumara se encontram muito isoladas, estando a vários quilómetros dos centros urbanos.

assim, os novos dormitórios impedem que as crianças tenham de caminhar entre três a cinco horas por dia para ir às aulas. Tal jornada fazia com que os estudantes chegassem atrasados às aulas e também demasiado cansados para que conseguissem aprender, informa a agência Fides.

Durante este ano letivo, o sistema de Instrução Indígena em Chihuahua conta com mais de 25 mil crianças e jovens, dos quais quase 800 moram em albergues ou residências de estudantes. No total, existem 16 albergues em 12 municípios das áreas montanhosas, onde os alunos do ensino secundário têm alojamento e podem fazer as suas refeições.