Cardeal das Filipinas é o novo presidente da Caritas International. O novo responsável pela organização quer um mundo em que a «justiça, a verdadeira liberdade e a paz» sejam uma realidade para todos
Cardeal das Filipinas é o novo presidente da Caritas International. O novo responsável pela organização quer um mundo em que a «justiça, a verdadeira liberdade e a paz» sejam uma realidade para todosLuis antonio Tagle, cardeal de Manila, Filipinas, foi eleito presidente da Caritas International, na última quinta-feira, 14 de maio, durante a 20a assembleia-geral da confederação, que decorre em Roma (Itália). Numa comunicação feita por chamada telefónica, Tagle desejou boa sorte a todos os que fazem parte desta rede internacional que agora entra numa nova fase e agradeceu a confiança demonstrada.
Eu estou consciente das minhas limitações, mas com o apoio de todos, com o amor que Jesus derramou nos nossos corações e em nome de todas as pessoas pobres no mundo, eu aceito esta eleição, disse o responsável. Vamos fortalecer a Igreja dos pobres, o nosso testemunho pode orientar-nos para um mundo que compreenda a justiça, a verdadeira liberdade e a paz, adiantou.
O cardeal Oscar Rodriguez Maradiaga, que deixou o seu cargo depois de dois mandatos, felicitou o novo presidente e ofereceu o seu apoio. Presente em 165 países, a Caritas International, fundada em 1950, é um meio da Igreja Católica para dar resposta emergências, promove o desenvolvimento humano integral e detém influência pública sobre as causas da pobreza e conflitos. além da eleição dos novos dirigentes, a assembleia-geral tem como objetivo definir plano de ação da organização para os próximos quatro anos.