Um simpósio sobre alterações climáticas e religiões irá realizar-se no Vaticano para contribuir para o debate mundial sobre o tema
Um simpósio sobre alterações climáticas e religiões irá realizar-se no Vaticano para contribuir para o debate mundial sobre o temaO Vaticano vai acolher uma conferência sobre mudanças climáticas e religiões. a iniciativa está agendada para o próximo dia 28 de abril e vai realizar-se com o tema Proteger a Terra, enobrecer a humanidade. as dimensões morais das mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável. O encontro é promovido pela Pontifícia academia das Ciências e pela ONG Religion for Peace.
Caberá a Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Peter Turkson, presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, e Marcelo Sorondo, chanceler das Pontifícias academias das Ciências, fazer a inauguração da conferência. De acordo com a agência Sir, vão participar no encontro 60 representantes de todo o mundo das áreas da ciência, diplomacia, especialistas em desenvolvimento académico e cerca de 20 líderes religiosos.
Um dos objetivos do simpósio no Vaticano é consciencializar e criar um consenso sobre os valores do desenvolvimento sustentável em coerência com os valores das principais tradições religiosas e atenção particular aos pobres, lê-se na nota da Pontifícia academia das Ciências. além disso, a conferência deverá contribuir para o debate mundial sobre o tema, apontando as dimensões morais que estão na base da proteção do ambiente e ajudando a construir um movimento global em todas as religiões para o desenvolvimento sustentável e as mudanças climáticas durante e após 2015.
No final da conferência será divulgada uma declaração conjunta que vai destacar a ligação intrínseca entre o respeito pelo ambiente e o respeito pelas pessoas, especialmente pelos pobres, os excluídos, as vítimas do tráfico e da escravidão moderna, as crianças e as gerações futuras.