Responsáveis das Nações Unidas estão preocupados com o possível encerramento do campo de Dadaab. aCNUR apela ao governo do Quénia que reconsidere a medida
Responsáveis das Nações Unidas estão preocupados com o possível encerramento do campo de Dadaab. aCNUR apela ao governo do Quénia que reconsidere a medidaO governo do Quénia anunciou que o campo de refugiados de Dadaab deve ser fechado em três meses. a verificar-se este encerramento, 350 mil refugiados somalis que vivem no local teriam de regressar ao seu país. Por isso, na última terça-feira, 14 de abril, o alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (aCNUR) apelou ao governo queniano que reconsidere a medida. Tal decisão foi anunciada no último fim de semana, na sequência do ataque na universidade de Garissa no início do mês.
Karin de Gruijl, representante da agência das Nações Unidas, frisou que o aCNUR está preocupado com a possibilidade de se fechar abruptamente o complexo de Dadaab e forçar os refugiados a retornarem à Somália. De acordo com a responsável, citada pela Rádio ONU, isso teria consequências humanitárias e práticas extremas e seria uma violação das obrigações internacionais do Quénia.
Segundo Karin de Gruijl, o aCNUR apela às autoridades quenianas que reconsidere a opção. a porta-voz referiu que a agência da ONU está pronta para trabalhar com o governo do Quénia para fortalecer a aplicação da lei em Dadaab e apoiar outras medidas para proteger refugiados e quenianos contra a possível intrusão de elementos armados a cruzar a fronteira.