No dia dedicado ao autismo, o secretário-geral da ONU alerta que 80 por cento dos adultos com autismo estão no desemprego
No dia dedicado ao autismo, o secretário-geral da ONU alerta que 80 por cento dos adultos com autismo estão no desempregoO Dia Mundial da Consciencialização do autismo é comemorado esta quinta-feira, 2 de abril. Este ano, a data festeja-se sob o tema Emprego: a vantagem do autismo. Numa mensagem para assinalar a data, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), afirma que está entusiasmado com o aumento do conhecimento público geral sobre esta doença e convida os empresários a assumirem um compromisso concreto para contratar pessoas com autismo.
De acordo com o responsável, 80 por cento dos adultos com autismo estão desempregados. Estas pessoas têm um potencial enorme, a maioria tem notáveis habilidades visuais, artísticas ou académicas, recorda Ki-moon, citado pela Rádio ONU. além disso, devido ao uso da tecnologia, as pessoas que sofrem de autismo e não conseguem falar podem comunicar e partilhar os seus conhecimentos e capacidades.
Nesta data, o secretário-geral da ONU, pede a todos que unam forças para criar as melhores condições possíveis para que essas pessoas possam fazer a sua própria contribuição para um futuro mais justo e sustentável. Segundo o responsável, este dia não só fornece maior compreensão sobre o assunto, mas também dá capacidade aos pais para procurar tratamentos e terapias precoces que permitam uma maior integração das pessoas com autismo na sociedade. O secretário-geral das Nações Unidas frisa ainda que com apoio adequado, os autistas podem e devem frequentar as escolas nas suas comunidades.