a ONU está a promover uma conferência internacional no Kuwait, para angariar fundos para a Síria. « a situação é muito grave» no país, recorda a subsecretária-geral do OCHa
a ONU está a promover uma conferência internacional no Kuwait, para angariar fundos para a Síria. « a situação é muito grave» no país, recorda a subsecretária-geral do OCHa a terceira Conferência Humanitária Internacional para a Síria inicia esta terça-feira, 31 de março, no Kuwait, para angariar fundos para o país. Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), participa no encontro, assim como outros representantes da organização e suas agências.
Valerie amos, subsecretária-geral do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de assuntos Humanitários (OCHa), disse que a situação é muito grave. Em declarações à Rádio ONU, a responsável frisou que a situação da Síria está a ficar muito pior e que esta é uma crise caracterizada por níveis de selvajaria que preocupam a todos.
De acordo com Valerie amos, ao mesmo tempo que se está a conseguir mais ajuda em operações entre fronteiras, há uma redução da capacidade para levar ajuda através das linhas de conflito dentro da Síria. a responsável alerta que as necessidades estão a crescer não só na Síria e em países vizinhos, como em todo o mundo, de que é exemplo a crise no Iémen.
além do secretário-geral das Nações Unidas e da subsecretária-geral do OCHa, também participam na conferência antónio Guterres, alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Helen Clark, diretora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e Ertharin Cousin, diretora-executiva do Programa Mundial de alimentos (PMa).