Grávidas e crianças com menos de cinco anos de idade estão a receber incentivos económicos no Bangladesh. através desta medida, o governo pretende encorajar os cidadãos a deixarem-se ajudar pelos profissionais de saúde
Grávidas e crianças com menos de cinco anos de idade estão a receber incentivos económicos no Bangladesh. através desta medida, o governo pretende encorajar os cidadãos a deixarem-se ajudar pelos profissionais de saúdeO governo de Bangladesh está a dar incentivos económicos a grávidas e crianças com menos de cinco anos de idade de alguns distritos do país, sobretudo no norte. O objetivo é encorajar as pessoas a deixarem-se ajudar pelos profissionais de saúde. Em sintonia com o Ministério da Saúde, o projeto tem a duração de cinco anos e está em vigor em 42 regiões de sete distritos, informa o portal Vaticano News.
Com esta iniciativa, pretende-se reduzir a mortalidade materna e combater a desnutrição infantil. atualmente, pelo menos 194 mulheres em cada 100. 000 morrem durante o parto.com mais de um terço de menores de cindo anos de idade com peso abaixo do normal, o Bangladesh é um dos dez países com a mais alta prevalência de desnutrição.
Estudos revelam que a maior parte das mães morre durante o parto, visto que apenas 30 por cento dá à luz em estruturas com pessoal qualificado. Nesse sentido, é necessário garantir cuidados pré-natais e check-up médico para reconhecer as grávidas de risco e prepará-las para um bom parto. Contudo, continua a ser um desafio manter a qualidade dos serviços, uma vez que as estruturas nas aldeias não dispõem dos exames fundamentais a serem efetuados durante a gravidez.