«Os eventos climáticos extremos e a mudança dos padrões do clima estão a ter um impacto crescente sobre o planeta e o bem-estar da humanidade», alerta Ban Ki-moon
«Os eventos climáticos extremos e a mudança dos padrões do clima estão a ter um impacto crescente sobre o planeta e o bem-estar da humanidade», alerta Ban Ki-moonO Dia Mundial da Meteorologia é assinalado esta segunda-feira, 23 de março, com o tema Clima: conhecer para agir mais. Nesta data, os responsáveis da Organização das Nações Unidas (ONU) alertam para a importância e a necessidade de os decisores políticos de cada país adotarem medidas decisivas para limitar os efeitos provocados pelas alterações climáticas.
Segundo Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas, a necessidade de se fortalecer a resiliência climática é uma das atividades centrais da organização este ano. De acordo com o responsável, citado pela Rádio ONU, os eventos climáticos extremos e a mudança dos padrões do clima estão a ter um impacto crescente sobre o planeta e o bem-estar da humanidade.
Dados da ONU mostram que no último ano milhares de vidas foram salvas em todo o mundo devido à melhoria na previsão do tempo, sistemas de alertas e preparação para desastres naturais. Os benefícios económicos gerados pelos serviços que envolvem o clima, como previsões futuras, são avaliados em centenas de milhões de dólares.