Em visita a Nápoles, uma cidade com as maiores taxas de desemprego em Itália, o Papa Francisco afirmou: «Quando você não ganhar o seu pão de cada dia, você perde a sua dignidade! Temos que lutar contra isso. Não devemos permanecer em silêncio»
Em visita a Nápoles, uma cidade com as maiores taxas de desemprego em Itália, o Papa Francisco afirmou: «Quando você não ganhar o seu pão de cada dia, você perde a sua dignidade! Temos que lutar contra isso. Não devemos permanecer em silêncio»Respondendo às palavras de um homem desempregado, em Scampia, subúrbio de Nápoles, o Papa agradeceu a sua intervenção por que eu queria tocar nesse ponto, que é um sinal negativo dos nossos tempos. E focou especialmente a falta de emprego para os mais jovens referindo: mais de 40 por cento não têm trabalho! Mas isso é sério! O que faz um jovem desempregado? Qual é o futuro? Que caminho eles podem escolher na vida?E esta é uma responsabilidade não só da cidade, não só do país, mas do mundo! Por quê? Porque há um sistema económico que está negando as pessoas e agora é a vez dos jovens para serem descartados, ou seja, sem postos de trabalho e isso é grave. Eu espero que você tenha a coragem de seguir em frente, com a sua alegria e esperança na procura de trabalho.

Francisco também denunciou as formas de exploração do trabalhador, sem contribuições para a segurança social ou de reforma, e ressaltou que não é possível considerar cristã uma pessoa que oferece um trabalho de onze horas por dia sem a segurança de qualquer tipo e com taxas muito baixas. O Papa comparou esta forma de exploração como escravidão, e exortou todos os presentes a combatê-la, incentivando a lutar pela dignidade e a não ceder, quando somos confrontados com a injustiça.
Por outro lado, Francisco dirigiu algumas palavras às instituições ali representadas, inclusive aos governantes, alertando para a necessidade de uma boa política, ou seja, ao serviço do povo. a boa política constitui uma das mais altas expressões da caridade, serviço e amor. Implementar uma boa política, em conjunto: a política é realizada em conjunto.

as palavras que o Papa dirigiu ontem aos habitantes de Scampia, tendo em conta a situação existente, aplicam-se inteiramente ao nosso país. afinal Francisco disse que a responsabilidade é de um sistema económico que está negando as pessoas e também alertou para a necessidade de uma política ao serviço do povo.
O desemprego em Portugal veio atirar para o índice de pobreza centenas de milhares de pessoas, para além daquelas que já se encontravam nesse patamar. De fato o que está faltar em terras lusas são mesmo boas práticas políticas não só para criar condições adequadas para que as pessoas tenham trabalho, e consequente remuneração, mas também que haja mais justiça social.
Há necessidade de um projeto de ataque ao desemprego, mas os políticos preocupam-se mais com a sua imagem, ou do próprio governo, que com os mais desfavorecidos, em todos os sentidos, deste país que também é deles.

Dizem-nos que Portugal precisa de criar riqueza e que até já está a crescer. a verdade é que tardam as boas políticas que levem este país a sair da crise, quanto mais a crescer. a única coisa que vemos em crescendo é o aperto fiscal que é asfixiante para os portugueses, para a sua generalidade, entenda-se.
Tudo isto tem a ver com a democracia a que os partidos do arco do poder (PS-PSD-CDS) consideram, erradamente, sua. Ou seja, a governação deveria ser na sua essência ao serviço do povo, quando na realidade é exercida em função dos partidos políticos e daqueles que os compõem. O Papa afirma que perante esta situação não devemos permanecer em silêncio. Será bom recordar aos responsáveis que neste país vivem pessoas e não números, esses só servem para as estatísticas.