No Dia Internacional da Felicidade, o secretário-geral da ONU deseja que «todos os homens, mulheres e crianças desfrutem dos seus direitos»
No Dia Internacional da Felicidade, o secretário-geral da ONU deseja que «todos os homens, mulheres e crianças desfrutem dos seus direitos»O Dia Internacional da Felicidade é comemorado esta sexta-feira, 20 de março. Numa mensagem para assinalar a data, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), refere, segundo a Rádio ONU, que a felicidade da humanidade é um dos principais objetivos das Nações Unidas.
O responsável deseja que todos os homens, mulheres e crianças desfrutem dos seus direitos humanos, que todos os países sintam o prazer de viver em paz, que as pessoas e o planeta sejam abençoados com um desenvolvimento sustentável e que sejam poupados dos impactos catastrófico das alterações climáticas. Ki-moon destaca também que as pessoas devem dedicar os seus esforços para encher o mundo com felicidade.
Entretanto, vários eventos realizam-se hoje para festejar a data. Na assembleia-geral das Nações Unidas, em Nova Iorque (Estados Unidos da américa), vão estar reunidos o cantor Pharrel Williams, o ambientalista Phillippe Cousteau, a bióloga marinha Sylvia Earle, artistas como Charlize Theron, Lang Lang e Michael Douglas os embaixadores da Boa Vontade da UNESCO, Jean-Michel Jarre, e da UNICEF, angelique Kidjo, para mostrar aos jovens que participarão no encontro a importância do meio ambiente para um planeta feliz.
a música também servirá para assinalar este dia. De acordo com Ki-moon, a ONU está a usar a linguagem universal da música para mostrar solidariedade aos que estão a sofrer com a pobreza, abusos dos direitos humanos e crises humanitárias. Nesse sentido, as Nações Unidas lançaram a campanha #HappySoundsLike, para criar uma playlist da felicidade. Para participarem, os cidadãos devem aceder ao site da campanha e escolherem a sua música preferida. O evento conta com o apoio da MixRadio, um serviço global de transmissão de músicas online.