a Organização Mundial de Saúde está a realizar a primeira conferência governamental sobre a ação global contra a demência. O problema atinge 47 milhões de pessoas em todo o planeta
a Organização Mundial de Saúde está a realizar a primeira conferência governamental sobre a ação global contra a demência. O problema atinge 47 milhões de pessoas em todo o planetaQuarenta e sete milhões de pessoas sofrem de demência em todo o mundo e esse número pode triplicar até 2050, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS). a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) realiza pelos próximos dois dias em Genebra, na Suíça, a primeira Conferência Governamental sobre a ação Global contra a doença, considerada um desafio global.
O encontro vai reunir pelo menos 70 ministros da saúde, assim como especialistas na área e organizações não governamentais que lidam com a problemática.com esta conferência pretende-se chamar a atenção para o peso socioeconómico provocado pela doença e demonstrar que ele pode ser atenuado se o mundo, de forma coletiva, se empenhar em colocar a demência como prioridade na agenda de saúde pública global.
Esta segunda-feira, 16 de março, os participantes vão debater assuntos relacionados com a investigação, regulamentação de medicamentos, cuidados do paciente e direitos humanos. Terça-feira, 17, os ministros vão discutir como avançar, conjuntamente, com a agenda global para combater a doença.
ao final do dia, Margaret Chan, diretora-geral da OMS, falará com os jornalistas sobre as conclusões do encontro organizado pelos departamentos de saúde da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte e pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), informa a Rádio ONU.